Vila Franca de Xira, 2024-02-02 – O Campus de Saúde da Misericórdia Vila Franca de Xira assume-se como um dos pioneiros na implementação do Modelo de Cuidados Centrados na Pessoa (MCCP) em Portugal. Esta filosofia de cuidado coloca a pessoa no centro do processo, reconhecendo a sua individualidade, dignidade e necessidades, independentemente do seu diagnóstico ou condição.
O Modelo de Cuidados Centrados na Pessoa, tem a sua origem no trabalho realizado pelo psicólogo Carl Rogers e na sua perspetiva de aconselhamento centrado no cliente. O Professor Tom Kitwood foi o primeiro a utilizar o termo Cuidados Centrados na Pessoa no contexto da abordagem à pessoa com demência. Atualmente, todas as recomendações internacionais para cuidar de pessoas idosas sublinham a importância da implementação deste modelo na prática de prestação de cuidados.
Este modelo é uma abordagem segundo a qual a pessoa mantém a sua integridade e dignidade independentemente do diagnóstico, défices ou dificuldades, até ao final da sua vida. É uma filosofia que visa incutir nos profissionais uma visão focada na globalidade da pessoa – “Não cuidamos de doentes, cuidamos de pessoas”, numa perspetiva que reforça a visão de que a pessoa é muito mais do que o seu diagnóstico clínico.
A Misericórdia está comprometida com a implementação do MCCP em todos os seus serviços. A instituição acredita que esta filosofia de cuidado é essencial para oferecer aos seus utentes a melhor experiência possível e para promover a sua saúde e bem-estar.